Com foco na saúde do homem, Prefeitura realiza campanha Novembro Azul

A Prefeitura de Nova União, por meio da Secretaria municipal de Saúde em parceria com a Atenção Básica de Saúde realizou durante o mês de Novembro a Campanha NOVEMBRO AZUL que tem o intuito de incentivar a saúde do Homem e a prevenção e tratamento precoce do câncer de próstata. A ação consistiu na realização de testes rápido para HIV, SIFILIS HEPATITE B E C, consultas médicas, distribuição de pedidos de exames laboratoriais de PSA LIVRE E TOTAL bem como avaliação de todos, e transporte em dias alternados de pacientes da zona rural com o micro ônibus para realização da coleta de exames laboratoriais. Nos dias em que era realizado o transporte dos pacientes foi disponibilizado também café da manhã para o público masculino. A ação foi um sucesso, teve uma boa adesão do público masculino.

Segundo a Fernanda Santos, Coordenadora da Atenção Básica de Saúde, “O movimento visa em conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente”. Frisa Fernanda.