Quinta, 19 Maio 2022 08:10

18 DE MAIO CARREATA "FAÇA BONITO".

Na última quarta-feira dia 18 de maio a prefeitura de Nova União, conjunto com as Secretaria de Municipal de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, CRAS e Conselho Tutelar, realizou uma carreata alusiva à campanha “Faça Bonito”, do “Maio Laranja”, que é uma ação do PSE (Programa Saúde na Escola) e tem por objetivo, o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A campanha que é realizada todo ano nessa data, tem como objetivo conscientizar, mobilizar, sensibilizar, informar a população sobre a necessidade de prevenir e denunciar possíveis violações dos direitos de crianças e adolescentes e também convocar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Além da carreata, diversas ações voltadas para o tema são realizadas nas escolas através do Programa Saúde na escola (PSE) esse ano realizada pela psicóloga Educacional Margarida Monica em conjunto com secretaria de Saúde.

O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

DENUCIE

DISQUE 100