Segunda, 24 Maio 2021 11:43

Agricultura: Prefeitura de Nova União incentiva a produção de húmus

ESTA ARTE PRODUZIDA PELA SEMADES E AS DEMAIS APRESENTADAS LOGO À FRENTE, MOSTRAM DETALHES DO QUE FAZER PARA UMA COMPOSTAGEM DE SUCESSO, ALÉM DE DICAS SOBRE COLETA SELETIVA DE LIXO ESTA ARTE PRODUZIDA PELA SEMADES E AS DEMAIS APRESENTADAS LOGO À FRENTE, MOSTRAM DETALHES DO QUE FAZER PARA UMA COMPOSTAGEM DE SUCESSO, ALÉM DE DICAS SOBRE COLETA SELETIVA DE LIXO

A Prefeitura de Nova União, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade (Semades), aconselha que você não desperdice o lixo orgânico que é produzido em sua casa ou propriedade. Transforme esse lixo em húmus, fertilizante natural oriundo da compostagem. Um dos métodos mais usados é a compostagem feita pelas minhocas, que transformam o material orgânico colocado à disposição delas em húmus de excelente qualidade.

Compostagem 2

O sucesso desta iniciativa é facilitado quando a população adota como hábito diário a coleta seletiva, separando o lixo seco do lixo úmido. É no lixo úmido que (geralmente) estão as matérias orgânicas uteis ao processo de compostagem.  As ilustrações desta publicação darão uma ideia detalhada do que precisa ser feito para aproveitar os ótimos benefícios deste fertilizante natural, obtido daquilo que as famílias costumam equivocadamente descartar como lixo imprestável.

Compostagem 3

ENTENDA A COMPOSTAGEM

Compostagem é um processo biológico que valoriza a matéria orgânica doméstica, industrial, urbana, agrícola ou florestal transformando-a em adubo de fácil assimilação pelas plantas. Pode-se afirmar que é um tipo de reciclagem do lixo orgânico. O processo é natural. Nele as minhocas e também os micro-organismos (bactérias e fungos) causam a degradação da matéria orgânica, que é transformada em húmus, material rico em nutrientes e muito fértil.

Compostagem 4

O húmus tem múltipla importância para o solo. O fertilizante natural fornece nutrientes para as plantas, regula as populações de micro-organismos e torna os solos férteis. É também fonte de carbono, nitrogênio, fósforo, cálcio, ferro, manganês, entre outras substâncias eficazes para o desenvolvimento saudável dos vegetais.

Texto: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 98107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO
Arte das ilustrações: Semades