NOTA TÉCNICA: Governo admite praga de lagartas nas pastagens de Rondônia
Nocivas, essas lagartas atuam como vampiros, sugando toda a seiva da folha e matando consequentemente a planta
A Prefeitura Municipal de Nova União, a Defesa Civil de Nova União e o IDARON de Nova União informam que estão à disposição para fornecer mais informações e orientações sobre o combate à praga da cigarrinha (Deois flavopicta), que tem afetado as pastagens no estado. Em Nova União, o setor agropecuário também sofre com essa ameaça, uma vez que o município conta com um rebanho aproximado de 180 mil cabeças de gado.
O Governo do Estado, por meio de Nota Técnica publicada nesta última terça-feira (12) pelo IDARON, confirmou que Rondônia enfrenta um surto da praga conhecida popularmente como “cigarrinha.” Essas pragas sugam a seiva das plantas, enfraquecendo e matando a vegetação, especialmente em condições de calor e umidade típicas da região. A preocupação do IDARON se intensifica devido ao grande impacto econômico do setor de pecuária, que no ano passado movimentou mais de 794 milhões de dólares.
As causas do surto ainda não foram estabelecidas, mas há suspeitas de que o problema esteja relacionado à vegetação deixada após as queimadas ou ao manejo inadequado das pastagens infestadas.
Para conter o avanço das cigarrinhas, o IDARON recomenda a implementação de práticas sustentáveis, como conservação de áreas verdes, rotação de pastagens, uso de fertilizantes orgânicos, plantio de espécies nativas, controle integrado de pragas e correção do solo. Essas práticas contribuem para o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade das pastagens.
O IDARON seguirá monitorando a infestação, enquanto institutos de pesquisa devem investigar as causas e propor soluções de longo prazo para o problema.
Fonte: Google e Rondônia ao Vivo.
Nota: As imagens são meramente ilustrativas.
Share this content:
Publicar comentário