ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL REALIZAM FEIRA DE JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS (JEPP)

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (SEMECET) realizou nesta sexta-feira (02), a Feira do Empreendedor 2022, que faz parte do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) umas das diretrizes do programa Cidade Empreendedora do Sebrae, contratado pela Prefeitura de Nova União-

A feira foi realizada na quadra municipal, no horário das 08:00hrs as 11:00hrs. A proposta do evento é mostrar os resultados alcançados durante o ano letivo nas oficinas do JEPP, juntamente com os estudantes e professores. Além disso, a feira também é uma oportunidade de vender os produtos confeccionados pelos próprios estudantes das turmas da rede municipal de ensino.

De acordo com a Secretaria municipal de educação, Aparecida Elaine, o projeto JEPP conta com a participação dos estudantes das escolas Municipais, das turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental-Anos Iniciais e Finais e faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, que inclui metodologias diferenciadas para cada nível de escolaridade.

O evento contou com a presença, do Prefeito João Levi, da Secretária Municipal de Educação, Aparecida Elaine, Moacir Custodio Diretor Da Escola Manoel Francisco De Oliveira, Gabriel Teixeira diretor da escola Polo Paulo Freire, Josenilda Gonçalves Dos Santos Moreira diretor da escola Professor Marcos Adriano Issler e Rosevalda Barbosa Gonzaga Silva diretora da escola Polo Antônio Carlos.

JEPP
O Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é uma proposta do Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O curso para esta etapa da Educação Básica é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;

Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;

Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.