Sexta, 22 Agosto 2014 12:33

Cooperativa de recicláveis tem interesse no material produzido em Nova União

O prefeito José Silva e Jucilan Alves Ribeiro Lubiana, secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Administração e Fazenda reuniram-se com representantes da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (COOCAMARJI) para discutir ações visando à destinação correta do lixo produzido por Nova União.

Reunião Lixo Urbano Cooperativa

Prefeito José Silva e secretário Jucilan recebem representantes da cooperativa

A cooperativa é detentora de um plano que lança luz sobre o problema: trata-se do Projeto Econsciente, uma mistura proposital de ecologia com consciência. A iniciativa trabalha o despertar da consciência ecológica. É uma ação de convencimento e de introdução de mudança de hábito, um incentivo ao engajamento das pessoas no processo de separação do lixo nas residências.

A Coocamarji já desenvolve esse projeto em Ji-Paraná. A ação é bastante extensa incluindo produção gráfica de cartazes, folders, imãs de geladeira, banners, além de palestras educativas e de incentivo nas empresas e escolas. Obviamente toda essa movimentação tem um custo financeiro para a cidade.

Não descartando a possibilidade da participação de Nova União, o prefeito José Silva pediu aos representantes da Coocamarji que o Projeto Econsciente seja adaptado para a realidade do Município, para então decidir com segurança se a prefeitura adere ou não à iniciativa. Silva enfatizou que para 2014 há a necessidade das sacolas ou sacos para separação do lixo, material gráfico e mobilização nas escolas e, que em 2015 o foco deverá ser lançado sobre a mobilização da comunidade. A adaptação do projeto deverá ser apresentada ao prefeito nos próximos dias.

Entretanto, o recebimento pela Coocamarji do material reciclável produzido por Nova União não depende de o Município aderir ou não ao projeto. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Na reunião, os representantes da cooperativa já admitiram (verbalmente) o interesse em receber os recicláveis separados nas residências e coletados pela Prefeitura.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 8107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO