Quarta, 18 Novembro 2020 14:17

NOVA UNIÃO-RO: PREFEITURA TROCA TÁBLETES DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE POR MODELO MAIS POTENTE

Tábletes para todos os Agentes Comunitários de Saúde Tábletes para todos os Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura de Nova União fez nesta manhã de quarta-feira, 18 de novembro, a troca dos tablets (aportuguesado tábletes) para uso de todos os integrantes das equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) do Município.

De acordo com Simone Rodrigues Eller, Secretária Municipal de Saúde Interina, o equipamento anterior, entregue em 23 de novembro de 2018, não tinha memória suficiente para suportar o trabalho, notadamente no que diz respeito ao uso do programa e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) do Ministério da Saúde. O modelo anterior era da marca Multilaser, com memória interna de 16 Gb, que foi trocado hoje por outro de marca Samsung, com 32 Gb, o dobro de memória interna do velho modelo. O prefeito Adinael de Azevedo fez a entrega na manhã desta quarta-feira, acompanhado da vereadora Geracina de Oliveira Dias Costa (Ney da Barraca).

Segundo a vereadora, o equipamento foi adquirido com recurso proveniente de emenda parlamentar da deputada Federal Mariana de Carvalho (o principal recurso) e complementado com recurso da Atenção Básica. Segundo a secretária titular da pasta, Daniela de Souza Paula Oliveira, a emenda da deputada viabilizou a compra de 15 aparelhos pelo preço unitário de R$ 1.600,00, totalizando R$ 24.000,00. Mais quatro (4) tábletes foram adquiridos com recurso da atenção básica, ao custo total de R$ 6.400,00. Resumindo: Dezenove (19) aparelhos foram comprados ao custo total de R$ 30.400,00.

Tablet Samsung 02
A festiva entrega dos equipamentos na manhã desta quarta-feira, 18/11/2020

O equipamento será usado para cadastramento de famílias, visitas domiciliares e para o fechamento da produção mensal. Como já vinha acontecendo com o aparelho anterior, as informações continuarão sendo coletadas nos tábletes e salvas no computador central da Unidade Básica de Saúde evitando-se as cansativas digitações de documentos manuscritos nas visitas de casa em casa. O objetivo é facilitar a tarefa dos ACS's, garantindo mais rapidez a todas as etapas do trabalho.

Todos saem ganhando: o ACS que tem seu serviço facilitado, com maior rapidez em todas as fases de seu trabalho e o paciente que terá um “retrato” de seu estado de saúde com informações exatas, que realmente corresponderão com a realidade de cada caso, além de colaborar com as outras esferas de governo para elaboração de estatísticas mais exatas. Sem dúvida, um “gol” da atual administração!

Em seus pronunciamentos, a enfermeira Cristiane Lopes Maia, coordenadora da Atenção Básica, o prefeito Adinael de Azevedo, a vereadora Ney da Barraca e a ACS Elisabete Rosa Contão Vidal foram unânimes em destacar o respeitável trabalho executados pelos ACS’s e a importância do novo equipamento na facilitação das atividades.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 98107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO