Sexta, 10 Abril 2020 12:05

MINISTÉRIO PÚBLICO REÚNE MUNICÍPIOS DA COMARCA PARA TRATAR DAS AÇÕES AO ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS

PREFEITO ADINAEL DE AZEVEDO E DANIELA DE SOUZA PAULA OLIVEIRA, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE, PARTICIPARAM DA REUNIÃO COM O MINISTÉRIO PÚBLICO, EM OURO PRETO DO OESTE. (A FOTO É APENAS ILUSTRATIVA DOS PARTICIPANTES DE NOVA UNIÃO, VISTO QUE NÃO FORAM FEITAS FOTOS DO ENCONTRO COM O MP). PREFEITO ADINAEL DE AZEVEDO E DANIELA DE SOUZA PAULA OLIVEIRA, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE, PARTICIPARAM DA REUNIÃO COM O MINISTÉRIO PÚBLICO, EM OURO PRETO DO OESTE. (A FOTO É APENAS ILUSTRATIVA DOS PARTICIPANTES DE NOVA UNIÃO, VISTO QUE NÃO FORAM FEITAS FOTOS DO ENCONTRO COM O MP).

O Ministério Público da Comarca de Ouro Preto do Oeste reuniu-se com os cinco prefeitos da comarca (Ouro Preto, Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis e Vale do Paraíso), secretários municipais de saúde e procuradores jurídicos, para tratar das ações de enfrentamento à pandemia de coronavírus. Além dos prefeitos, houve também a participação dos secretários municipais de saúde e de representantes das procuradorias jurídicas de cada cidade.

Nova União participou com o prefeito Adinael de Azevedo, com Daniela de Souza Paula Oliveira, secretária Municipal de Saúde e com as advogadas Edinara Regina Colla e Nádia Aparecida Zani Abreu, assessoras jurídicas da prefeitura. O Ministério Público foi representado no encontro pelos promotores Tiago Cadore e Jovilhiana Orrigo Ayricke, que dirigiram a reunião.

Que as prefeituras sigam fielmente o que determina o decreto estadual, com todos “falando a mesma língua” para que nenhum município prejudique o outro, foi a ideia central do encontro, pois se as ações não forem uniformes e, por exemplo, um município abre seu comércio na vigência do decreto, outros municípios podem querer copiar a ideia e, se isto não for feito, poderá gerar uma revolta na população do município que estiver sendo obediente às normas. Ouro Preto do Oeste abriu o comércio ainda na vigência do decreto e isso foi prejudicial aos demais municípios, pelos motivos já mencionados.

Houve ainda a recomendação de que se façam avaliações conforme o andamento da pandemia. Quanto à barreira sanitária, verificou-se que a medida funciona. No caso de Nova União, a iniciativa tem tido uma boa resposta. De acordo com a secretária Daniela, Dandy Andrade, representante de Mirante da Serra diz que a barreira de Nova União também auxilia muito o seu município. A barreira, no entendimento de Daniela, vem atendendo as expectativas.

A secretária diz ainda que a partir de 12 de abril haverá uma maior flexibilização, mas todos os comércios têm de exigir que seus clientes entrem nos estabelecimentos com máscara protetora. Ao final do encontro, ficou acertado que o MP fará reuniões semanais com os municípios.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 98107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO