Terça, 11 Fevereiro 2020 08:17

NOVA UNIÃO TRANSPORTA 98 MULHERES PARA EXAME DE MAMOGRAFIA NO HOSPITAL DE AMOR

A Prefeitura de Nova União, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) – via Atenção Básica, oferece exame de mamografia para 98 mulheres com idade acima de 40 anos. A ação é coordenada pela enfermeira Laodicéia Gonçalves Santos, com apoio da agente Comunitária de Saúde (ACS) Eliane de Almeida nesta viagem e da equipe durante toda a preparação que culminou com a realização do exame. O atendimento é realizado em Ji-Paraná – no hospital de amor (ha).

Beatriz Leite Pereira Dantas (Bia), secretária Municipal de Saúde, informa que neste ano a carreta do Hospital de Amor não virá à Nova União, devido ao número mínimo de mulheres cadastradas para o exame (210) não ter sido atingido. Somente 98 mulheres estão cadastradas e, para solucionar o problema, a Prefeitura está oferecendo o transporte de micro-ônibus à cidade de Ji-Paraná.

As viagens à Ji-Paraná já aconteceram em 29 de janeiro e 3 de fevereiro. Nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, mais 28 cadastradas seguiram para exame naquela cidade. A secretária Bia informa que a última viagem está marcada para a próxima segunda-feira, 17 de fevereiro. “Quem se cadastrou e ainda não fez o exame, deve procurar a UBS para agendar seu atendimento para a última viagem do micro-ônibus” – alerta a secretária Municipal de Saúde.

O exame de mamografia faz parte do rastreamento para câncer de mama. Caso seja diagnosticada alguma anormalidade, a paciente será assistida pelo hospital de amor e pelo Município. O rastreamento pode levar a dois resultados: alta após o exame ou acompanhamento até a cura para quem apresentar algum problema. “Sim, porque câncer tem cura!!!” – enfatizou em cerca ocasião a enfermeira Laodicéia, que neste momento está em férias, mas antes de sair para seu descanso, deixou tudo encaminhado para a realização do exame.

O ônibus da Prefeitura de Nova União saiu defronte à Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Luíza de Oliveira, após as 13h00min desta segunda-feira, 10 de fevereiro. A secretária Bia e o prefeito Adinael de Azevedo acompanharam a saída do grupo.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 98107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO