Terça, 03 Dezembro 2019 10:37

CULMINANDO A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL, NOVA UNIÃO FAZ COLETA PARA EXAME PSA

Exame é realizado no Laboratório Espaço Saúde Exame é realizado no Laboratório Espaço Saúde

Como acontecido em anos anteriores, Nova União realiza mais uma vez a Campanha Novembro Azul, visando à prevenção ao Câncer de Próstata. Trata-se de uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), para homens acima de 40 anos. Esta é a 7ª edição do evento.

Coleta de sangue para realização do PSA

De acordo com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS’s) Eliane de Almeida Farias Santos e Inês Aparecida Maia, a coleta de sangue para a realização do exame PSA está sendo realizada de segunda (2) a sexta-feira, 6 de dezembro.  Para o exame de Antígeno Prostático Específico, o PSA a coleta de sangue é de apenas um pequeno volume de 10 ml. A sigla “PSA” vem do nome em inglês “Prostate Specific Antigen”. As coletas são realizadas no Laboratório Espaço Saúde, ao lado da Câmara Municipal. A prefeitura disponibiliza transporte gratuito aos moradores da zona rural.

Pelo fato de ser preciso estar em jejum a coleta será realizada, das 7h00 às 10h00, pois após esse horário é muito difícil que a pessoa permaneça sem tomar o seu café da manhã. Após a coleta, a prefeitura está oferecendo um nutritivo café da manhã.

De acordo com a enfermeira Laodicéia Gonçalves Santos, na Unidade Básica de Saúde (UBS) também estão sendo realizados os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Como acontecido em anos anteriores, nota-se presença maciça dos homens de Nova União, já que é cada vez maior a consciência de que o câncer de próstata deve ser tratado de forma preventiva.

Recomendações para coleta de sangue para realização do PSA

De acordo com o site http://www.labexamecuiaba.com.br/?p=coleta), a coleta deste exame deve ser realizada obedecendo aos seguintes cuidados:

1 – Jejum de 8 horas e ausência de ejaculação três dias antes da coleta;

2 – Não ter realizado toque retal ou sondagem dois dias antes da coleta;

3 – Não ter se submetido à ultrassonografia transretal nos últimos 7 dias; não ter realizado coleta para biópsia prostática (6 semanas) ou colonoscopia (15 dias) antes da coleta;

4 – Evitar exercícios como andar de bicicleta ou a cavalo 4 dias antes da coleta;

5 – Não carregar peso

6 – O uso de medicamentos, antibióticos, terapias (radioterapia, quimioterapia) ou cirurgias anteriores deve ser comunicado ao Profissional, no momento da coleta do material para análise.

Texto: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 8107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO