Sexta, 25 Outubro 2019 10:19

NOVA UNIÃO FAZ PALESTRA SOBRE CÂNCER DE MAMA E DE COLO DE ÚTERO NA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Enfermeira Ieda profere palestra Enfermeira Ieda profere palestra

A Campanha “Outubro Rosa”, visando à prevenção do câncer de mama, teve origem nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. Na noite desta quinta-feira, 24 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) apresentou palestra na área social da Igreja Assembleia de Deus (Ministério Madureira) destacando o tema.

A palestrante foi a enfermeira Ieda Maria Pinheiro. A ação tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença. O evento contou com a presença do prefeito Adinael de Azevedo, da primeira Dama Josefa Friaça de Azevedo, de Beatriz Leite Pereira Dantas (Bia), secretária Municipal de Saúde, agentes comunitários de saúde, profissionais de enfermagem, conselheiras tutelares, vereadora Geracina de Oliveira Dias Costa (Ney da Barraca) e líderes religiosos. Apesar da chuva, bom público participou do evento.

Da mesma forma que ocorrido nos anos anteriores, na campanha de 2019 os profissionais da saúde de Nova União voltarão suas atenções também ao Câncer de Colo de Útero. “Estaremos coletando material para o exame preventivo nas quartas-feiras, das 8h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min, esperando que as mulheres de Nova União participem cada vez mais” – enfatizou Ieda Maria. A enfermeira Laodicéia Gonçalves Santos será a responsável pela coleta, que poderá ser agendada pessoalmente na UBS, com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), pelo telefone/WhatsApp 3466-1124.

Entenda a coleta para o exame preventivo

De acordo com o site http://www.prevencaodecancer.com.br/cancer-do-colo-do-utero.html, “O exame preventivo do câncer do colo do útero – conhecido popularmente como a exame de Papanicolau – é indolor (...) e eficaz. Ele consiste na coleta de material para exame de três locais: da parte externa do colo (ectocérvice), da parte interna do colo (endocérvice) e do fundo do saco posterior da vagina. Para grávidas se evita a coleta da endocérvice, para não estimular contrações uterinas. A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao exame. O exame não é realizado durante o período menstrual, exceto se for um período menstrual prolongado, além do habitual. A colposcopia permite examinar com mais detalhes o colo uterino, devendo ser realizada a cada 3-5 anos, dependendo dos achados e indicação médica”.

NOTA DE AGRADECIMENTO: A Administração Municipal agradece ao Pastor Onézio Duarte pela cessão do confortável espaço social da Igreja Assembleia de Deus (Ministério Madureira) para a realização do evento.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 8107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO