Segunda, 03 Junho 2019 12:08

Idosos de Nova União recebem informações sobre o Hiperdia

Hiperdia-1Hiperdia-2

A equipe da Estratégia Saúde da Família – ESF (Médico André Magalhães Pacheco, enfermeira Laodicéia Gonçalves e os agentes comunitários de Saúde – ACS’sMauro Custódio, Maria José e Alessandro Leite) realizou atendimento aos idosos na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na quinta-feira, 30 de maio.

De acordo com a enfermeira Daniela de Souza Paula Oliveira, coordenadora da Atenção Básica, os idosos foram orientados sobre o Hiperdia – Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos, cujo início será comunicado pelos ACS’s. Segundo informações do site do DATASUS http://datasus.saude.gov.br/sistemas-e-aplicativos/epidemiologicos/hiperdia, “O Hiperdia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados. O sistema envia dados para o Cartão Nacional de Saúde, funcionalidade que garante a identificação única do usuário do Sistema Único de Saúde – SUS”.

Além das informações com respeito ao Hiperdia, os idosos frequentadores do CRAS receberam orientações sobre a importância da manutenção de hábitos saudáveis no dia a dia, como forma de preservar (ou melhorar) a saúde e, consequentemente, a qualidade de vida.

Texto: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 98107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO

Fotos: enfermeira Daniela de Souza Paula Oliveira, coordenadora da Atenção Básica