Terça, 21 Novembro 2017 10:54

Campanha Novembro Azul: Nova União faz coleta para exame PSA

Novembro Azul PSA1Novembro Azul PSA2Locais de coleta de sangue

A Campanha Novembro Azul, visando à prevenção ao Câncer de Próstata, acontece mais uma vez em Nova União. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau). Esta é a 5ª edição do evento.

Coleta de sangue para realização do PSA

A coleta de sangue para a realização do exame PSA será realizada nesta terça-feira (21) e quarta-feira, 22 de novembro. Para o exame de Antígeno Prostático Específico, o PSA a coleta de sangue é de apenas um pequeno volume de 10 ml. A sigla “PSA” vem do nome em inglês “Prostate Specific Antigen”. As coletas são realizadas na Unidade Básica de Saúde Maria Luiza de Oliveira (ao lado do Cartório) e no Laboratório Espaço Saúde, ao lado da Câmara Municipal.

Novembro Azul PSA3Esta foto (e as três seguintes) mostram atendimento nos dois locais de coleta

Novembro Azul PSA4

Novembro Azul PSA5

Pelo fato de ser preciso estar em jejum, a coleta será realizada, das 7h00 às 10h00, pois após esse horário é muito difícil que a pessoa permaneça sem tomar o seu café da manhã. Após a coleta, a prefeitura está oferecendo o desjejum. De acordo com o enfermeiro Arlindo Maier, também estão sendo realizados os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

Novembro Azul PSA6

Novembro Azul PSA7Enfermeira Laodicéia, secretária Renata e enfermeiro Arlindo

Como acontecido em anos anteriores, espera-se presença maciça dos homens de Nova União, já que é cada vez maior a consciência de que o câncer de próstata deve ser tratado de forma preventiva.

Recomendações para coleta de sangue para realização do PSA

De acordo com o site http://www.labexamecuiaba.com.br/?p=coleta), a coleta deste exame deve ser realizada obedecendo aos seguintes cuidados:

1 – Jejum de 8 horas e ausência de ejaculação 3 dias antes da coleta;

2 – Não ter feito uso de supositórios, não ter realizado toque retal ou sondagem dois dias antes da coleta;

3 – Não ter se submetido à ultrassonografia transretal nos últimos 7 dias; não ter realizado coleta para biópsia prostática (6 semanas) ou colonoscopia (15 dias) antes da coleta;

4 – Evitar exercícios como andar de bicicleta ou a cavalo 4 dias antes da coleta;

5 – O uso de medicamentos, terapias (radioterapia, quimioterapia) ou cirurgias anteriores deve ser comunicado ao Profissional, no momento da coleta do material para análise.

Texto: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 8107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO