Sexta, 29 Novembro 2019 13:19

NOVA UNIÃO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DECIDIR SOBRE OBRA DE RECAPEAMENTO URBANO

(1 Voto)
Secretário Ricardo Júnior de Azevedo conduz os trabalhos da Audiência Pública Secretário Ricardo Júnior de Azevedo conduz os trabalhos da Audiência Pública

A Audiência Pública realizada na noite desta quinta-feira, 28 de novembro, tratou de “Apresentar e Discutir a Possibilidade de Investimentos em Infraestrutura Urbana”, notadamente operações tapa-buracos e recapeamento asfáltico em pontos críticos das ruas da cidade.

O encontro, realizado na Câmara Municipal, foi conduzido por Ricardo Júnior de Azevedo, Secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Administração e Fazenda. O plenário da Câmara esteve lotado de pessoas interessadas no tema.

Com auxílio de Datashow, Ricardo deu explicações detalhadas sobre os investimentos feitos no passado, na malha viária urbana, apresentou um panorama da situação atual, falou das possibilidades que existem para que o serviço seja executado, sanou dúvidas e ouviu sugestões. Tudo democraticamente, com direito a manifestações de vereadores e dos moradores de Nova União.

Após a apresentação do secretário, o prefeito Adinael de Azevedo explicou ao plenário a situação favorável em que se encontram as contas do Município, com todas as certidões em dia e a boa capacidade de pagamento da Prefeitura, tornando-a apta a solicitar um financiamento para as melhorias necessárias ao asfalto urbano.

Em seus pronunciamentos, os vereadores Geracina de Oliveira Dias Costa (Ney da Barraca), João Bernardes de Jesus (João Leitoa), Marcos Ramon Ribeiro (Marcão), Pedro Viana Siqueira (Pedrinho), Silvânia Maria da Silva (Silvânia Carvalho) manifestaram certa preocupação quanto à capacidade de a Prefeitura saldar um compromisso de longo prazo para a execução da obra de recapeamento urbano. Comentários sobre a quantidade de ruas a serem beneficiadas, possibilidade de que seja feito apenas um tapa-buracos ou que o serviço de recapeamento fosse feito por etapas e que estas já fossem sendo pagas à vista, estiveram entre as preocupações dos vereadores.

Novamente o prefeito e o secretário forneceram as explicações necessárias, sanando as dúvidas. “Obviamente, o financiamento de um milhão de reais não será suficiente para recapear toda a cidade e, sim, para atender os pontos críticos, evitando que se perca a base do asfalto, pois se isso ocorrer será preciso refazer todo o asfalto novamente, o que seria catastrófico para qualquer município” – explicou o secretário Ricardo.

Várias pessoas da população expuseram suas ideias, elogiaram a iniciativa da administração por convocar a audiência para discutir o problema, manifestaram o interesse em que os serviços sejam executados dentro de padrões aceitáveis de qualidade, apenas pairando certa dúvida entre os pronunciamentos sobre qual o melhor a ser feito: financiamento para recapear as ruas, recapear aos poucos e pagar da mesma forma ou somente realizar o tapa-buracos, medida apenas paliativa, que não resolverá o problema de forma definitiva. Houve ainda comentários de que o financiamento poderia até ser mais de um milhão de reais, para atender mais ruas da cidade com o melhoramento.

Diante do aparente impasse, o secretário Municipal de Assistência Social Israel Roberto do Amaral (Rael) empunhou o microfone e disse em alto e bom som: “O serviço precisa ser feito, não podemos perder a base do asfalto e a população merece um serviço de qualidade, portanto, vamos arregaçar as mangas e trabalhar, executar o serviço, pois não tenho dúvidas de que o Município conseguirá saldar o compromisso, pois a própria Câmara Municipal de dispôs a ajudar com a devolução de recursos que faz à Prefeitura no final de cada ano” – incentivou Rael.

E como ninguém se manifestou em contrário depois da fala clara de Rael, ficou subentendido que a população aprova a obra de recapeamento. A audiência foi encerrada com oração proferida por Vanderley Moitinho de Souza (Lein), chefe de Gabinete da Prefeitura.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 98107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO