Sexta, 03 Junho 2016 13:12

Nova União inicia formação continuada dos Programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”

Acelera Brasil1Coordenadoria Regional de Educação (CRE) conduz reunião com educadores de Nova União e Mirante da Serra

Com o objetivo de discutir políticas públicas que venham incentivar o ensino de Língua, Matemática e a produção de textos, foi iniciada em Nova União, na noite desta segunda-feira, 02 de junho, a formação continuada dos Programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”, ambos do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (Semecet). Participaram os Municípios de Nova União e Mirante da Serra. Os encontros acontecerão uma vez por mês, alternados entre as duas cidades.

Acelera Brasil2Esta foto (e a seguinte) mostram profissionais da educação...

Da Seduc participaram Marivone Resende de Araújo, coordenadora Regional de Educação; Marízia Marques Pires Lima, coordenadora Estadual dos Programas “Se liga” e “Acelera Brasil”; Cleusa Silveira da Silva, mestre em linguística e Nelcileia Vargas, mediadora dos programas em Ouro Preto do Oeste.

Acelera Brasil3...dos dois municípios e equipe da CRE

Cleusa Silveira foi a ministrante da formação inicial. Ela afirma que o hábito de ler precisa ser incentivado nos alunos pela escola e suas famílias. A leitura precisa sempre estar “casada” com a produção de textos. É preciso que o aluno saiba ler. Sabendo ler, ele terá facilidade para a escrita, produção de textos e matemática, o que abrirá seus horizontes. Há nas escolas do país a distorção entre a idade do aluno e o ano que ele deveria estar cursando, de acordo com a idade que tem.

Acelera Brasil4Intervalo com deliciosos salgadinhos, bolo e refrigerantes, oferecidos por Marízia Marques (vestido rosa)

De acordo com o site http://folhadonortejornal.com.br/portal/seduc-lanca-programas-se-liga-e-acelera-brasil/, “A distorção idade-ano se verifica quando o estudante frequenta uma classe que não é compatível com a idade. O programa “Acelera Brasil” visa diminuir o espaçamento entre a série em que o aluno está matriculado e a sua idade; já o “Se Liga” envolve o trabalho com as crianças que ainda não foram alfabetizadas”.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 (69) 3466-1122 ou 8107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO