Terça, 14 Abril 2015 12:58

Professora de Nova União participa de capacitação do SEBRAE para jovens empreendedores

Capacitação JEPP1Professora Solivan (blusa branca, lado direito) com participantes de outras cidades

De 6 a 11 de abril, a professora Solivan Oliveira de Souza participou de capacitação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) na cidade de Ji-Paraná, com foco no projeto “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos” (JEPP). De acordo com a professora o JEEP é educação empreendedora proposta pelo SEBRAE para o ensino fundamental que incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A capacitação foi desenvolvida com carga de 10 horas diárias. Nova União participou com vários municípios da região.

A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito (aluno) incentivando-o à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores, incutindo em crianças e jovens o interesse pelos negócios, despertando o empreendedorismo ainda na idade escolar. “Nos trabalhos desenvolvidos durante a capacitação foram usados materiais reciclados, menos é claro, para fabricação dos itens comestíveis” – informa a professora Solivan.

Capacitação JEPP2Os docinhos de leite em pó fizeram o maior sucesso

O objetivo é fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida nos campos pessoal, profissional e social.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela UNESCO: Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e Aprender a ser, via essencial que integra os três pilares precedentes.

Capacitação JEPP3Capacitação JEPP4Lembrancinhas e empreendedorismo bem temperado

Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Em paralelo às ações do JEPP, a Prefeitura de Nova União vai estabelecer parceria com o SEBRAE visando incentivar atitudes empreendedoras ao público adulto do município. Isto ficou demonstrado em visita de Sebastião Oliveira, analista no SEBRAE de Ji-Paraná, à prefeitura, na manhã de segunda-feira, 23 de março, quando foi recebido pelo prefeito José Silva e pela professora Maria Irene Delbone Haddad.

Texto e Fotos: Professora Solivan Oliveira de Souza

Revisão geral e acréscimo de informações do último parágrafo: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 (69) 3466-1122 ou 8107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO