Quinta, 04 Dezembro 2014 11:45

Cinco escolas de Nova União formam alunos no Proerd

Formatura Proerd1Quadra da Escola Maria Goretti totalmente lotada de alunos e expectadores

A Escola Estadual Maria Goretti foi a anfitriã da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd) em sua quadra poliesportiva. O local ficou superlotado de formandos, pais e parentes dos alunos, professores, Polícia Militar, pessoal de apoio e pessoas da comunidade. Os formandos pertencem às Escolas Municipais Paulo Freire, Marcos Adriano Issler, Manoel Francisco de Oliveira e Pólo Antônio Carlos e da própria Escola Estadual Maria Goretti. De acordo com Adriana Delbone Haddad, secretária Municipal de Educação, as escolas municipais formaram 306 alunos e a estadual, 39, perfazendo o total de 345 formandos. O evento foi realizado a partir das 19h00 desta quarta-feira, 03 de dezembro. Além da secretária de Educação, o evento também foi prestigiado pelo prefeito José Silva e primeira dama Francieli, vereadores, secretários, diretores escolares e militares, formando a mesa diretora da solenidade.

Formatura Proerd2Mesa de autoridades, nesta foto e na seguinte

Formatura Proerd3

Formatura Proerd4Hora do juramento

Os militares conduziram a cerimônia. Além do sorteio de brindes, várias atrações e brincadeiras fizeram parte do evento, cujas estrelas foram os próprios alunos. Houve apresentação de partes de redações premiadas, música e diversas coreografias. Após o juramento do Proerd, passou-se à entrega simbólica de certificados. O apoio do comércio e da Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN local) possibilitou a entrega de lembranças aos autores das melhores redações, aos militares e o sorteio de diversos (e bons) prêmios na solenidade, inclusive cinco bicicletas.

Formatura Proerd5Entrega simbólica de certificado à pequenina Kauany da Silva Rodrigues

Formatura Proerd6A premiação aos autores das melhores redações (Mais fotos na galeria)

Formatura Proerd7A chegada no leão "Proerd" foi muito festejada

O prefeito José Silva agradeceu a dedicação e apoio da Polícia Militar, instrutores, vereadores, Guarda Mirim, escolas e comunidade, incentivando que o Proerd continue com suas atividades para produzir uma sociedade melhor. “O Proerd é uma ideia simples e ao mesmo tempo grandiosa, pois tem o ingrediente da ‘atitude’, do fazer não pela obrigação, mas principalmente por amor” – analisou o prefeito, que, em linhas gerais acabou sendo a espinha dorsal do pronunciamento dos demais oradores.

Formatura Proerd8Ganhadores (as) das bicicletas e autoridades

O Proerd foi criado nos Estados Unidos em 1983. O início das atividades em Rondônia foi em 11 de agosto de 2.000. De acordo com o site da Polícia Militar de Rondônia –  http://www.pm.ro.gov.br – “o Proerd consiste numa ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias no sentido de prevenir o uso e abuso de drogas e a prática da violência entre crianças e adolescentes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e influências diárias que podem levar à dependência química e as práticas violentas”. Ainda segundo o site da PM “o programa é aplicado nas escolas das redes estaduais, municipais e particulares de Rondônia, com apoio do governo estadual por meio da Seduc, administrações municipais por meio das Secretarias Municipais de Educação e com apoio da iniciativa privada nas redes escolares particulares”. Um instrutor militar é o encarregado da aplicação dos conteúdos do Proerd em sala de aula.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 8107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO