Sexta, 11 Julho 2014 11:52

Com jantar, EJA comemora mais uma etapa vencida

EJA01Escola em noite de gala para a comemoração

As turmas de 5ª a 8ª série da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Francisco de Oliveira, de Nova União, comemoraram a conclusão do pessoal da 8ª série (e a conquista de mais uma posição das demais séries) na noite desta quinta-feira, 10 de julho. As quatro séries somaram 133 alunos neste primeiro semestre. Concluíram a 5ª série 36 alunos; a 6ª e 7ª séries apresentaram 31 estudantes cada e a 8ª, 35. De acordo com Telma Isabel dos Santos, diretora da escola, dos 35 alunos da 8ª série, 27 foram aprovados. Cerca de 20 servidores da educação (incluindo professores) participaram das festividades de conclusão das séries, com apresentação teatral, dança da quadrilha e jantar.

EJA02A mensagem do prefeito José Silva

EJA03Participação dos alunos em momento de oração...

EJA04...e mensagem alusiva ao momento vivido pelos estudantes

EJA05Apresentação teatral com o hilário casamento caipira

Robson Vieira Gambert foi coordenador da EJA até a conclusão deste primeiro semestre, mas agora deixa o cargo para ser chefe da merenda escolar. Em seu lugar assume uma coordenação, formada por Marilse Guidi Feitosa (coordenadora), Ana Maria D’Ávila Delbone (orientadora) e a secretária Marinez de Oliveira Pereira Boone.   De acordo com o coordenador que deixa o cargo, os concluintes da 8ª Série têm o direito de prosseguir normalmente os estudos no Ensino Médio.

EJA06Mesmo sem ensaio, a apresentação da quadrilha prendeu a atenção do público

EJA07Primeira dama Francieli e o prefeito José Silva durante o desempenho do pessoal da quadrilha

EJA08Olha aí a turma da 8ª série, com muitos vestidos para atuar na quadrilha

EJA09Oitava série, membros da direção da escola e professores

O evento foi aberto com oração proferida pelo adventista Vicente Lopes Soares, concluinte da 5ª série e mensagem de Vilson Níllio, concluinte da 7ª série. Além das autoridades escolares já citadas, o prefeito José Silva, Adriana Delbone Haddad, secretária de Educação e os vereadores Cláudio Adão Maia e Rogério Delbone Haddad (que também são professores) marcaram presença. “O mundo se torna melhor com a formatura de vocês” – disse o prefeito de Nova União. Os demais oradores da noite foram unânimes nas palavras de incentivo às quatro turmas, com ênfase especial ao pessoal que concluía a 8ª série, visando que continuem os estudos no ensino médio e cheguem à faculdade.

EJA10Últimos preparativos para o início do jantar

EJA11A atraente mesa de doces e bolos

A idade dos alunos está entre 15 e 50 anos. Na EJA os alunos recuperam o tempo perdido. Pessoas que não frequentaram a escola na época considerada como “normal”, têm a oportunidade de concluir cada série em seis meses. Assim, os quatro anos, de 5ª a 8ª Série, são concluídos em apenas dois anos.

EJA12Quem falou que não existe fila agradável???

O final do evento foi marcado por jantar de cardápio variado, com saladas, arroz, creme de milho, farofa, churrasco, frango e refrigerantes. Como sobremesa, uma farta mesa de doces fez a alegria de todos. De acordo com o ex-coordenador Robson, o jantar festivo foi realizado com a colaboração de todos os alunos na divisão das despesas.

EJA13Ana, Marilse e Marinez passam a comandar a EJA e Robson vai para a chefia da merenda escolar

Matrículas começam na próxima segunda-feira

Segundo a diretora Telma, as matrículas para todas as séries estarão abertas a partir de segunda-feira (14), indo até o dia 31de julho. Alunos com 15 anos completos poderão se matricular na 5ª série. Os interessados devem procurar a secretaria da Escola Manoel Francisco de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. O retorno às aulas está marcado para o dia 29.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 8107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO