Terça, 17 Março 2020 11:09

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE BURITIS VISITA NOVA UNIÃO PARA CONHECER O “PROJETO LIXO VALIOSO”

(1 Voto)
Grupo posa para foto ao lado de um banner do projeto Grupo posa para foto ao lado de um banner do projeto

O “Projeto Consciência – Lixo Valioso” desenvolvido pelas Escolas Municipais de Nova União tem despertado o interesse em todo o Estado de Rondônia. Recentemente o projeto foi tema de um minidocumentário realizado pela Associação Rondoniense de Municípios (AROM).

No dia 11/03/2020, em Porto Velho, durante seminário que tratou da Política Nacional de Resíduos Sólidos, realizado pela Escola Municipalista da AROM em parceria com a CNM Qualifica, o prefeito Adinael de Azevedo falou sobre o projeto para uma plateia formada por servidores municipais de grande número de cidades de Rondônia.

Nesta segunda-feira, 16 de março, foi a vez de servidores da cidade de Buritis tomarem conhecimento do projeto. Nova União recebeu a visita de Moisés de Paula, secretário Municipal de Meio Ambiente daquela cidade. Moisés veio acompanhado de Dhéssika Vilanova Sacramento, diretora de Fiscalização de Licenças Ambientais e de Lindaura Silva Cajazeira, diretora de Meio Ambiente, Apoio Técnico, Pesquisa e Educação Ambiental.

O grupo foi recebido pelo prefeito Adinael de Azevedo e pela direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Francisco de Oliveira. Dados importantes de experiências exitosas foram informados aos visitantes, que manifestaram interesse em nova visita, a ser marcada em breve, desta vez também com a participação do prefeito de Buritis e da secretária Municipal de Educação. Alunos da escola fizeram uma demonstração da entrega de materiais recicláveis, notadamente latinhas de cervejas e refrigerantes. A moeda fictícia “Consciência” * foi apresentada aos visitantes.

“Viemos conhecer a experiência de Nova União com a intenção de avançar etapas na implantação de nosso projeto, evitando iniciativas que não deram certo e mantendo o foco nas ações que obtiveram sucesso” – explicou o secretário Moisés de Paula, que convidou o prefeito Adinael para uma visita a Buritis, visando conhecer projetos desenvolvidos naquela cidade.

*Entenda a moeda “Consciência”: Os estudantes coletam materiais recicláveis e os entregam nas escolas, recebendo como pagamento a moeda fictícia chamada “Consciência” (sem valor comercial) que funciona como incentivo para as atividades de coleta. Exemplificando: a cada 10 latinhas o aluno recebe uma “Consciência”. Com as “Consciências” recebidas compram jogos, brinquedos e materiais educativos, adquiridos pelas escolas com a venda dos produtos coletados. O projeto é permanente.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 98107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO