Quarta, 27 Novembro 2019 10:15

PROFESSORA DESENVOLVE PROJETO DE LEITURA EM ESCOLA DE NOVA UNIÃO

(1 Voto)
Maria das Graças de Melo Barbosa Aguiar, orientadora educacional; aluno Pedro Henrique Fagundes Ramos, professora Rosenilda Evangelista da Silva e aluna Naielly Rodrigues dos Reis Becker Maria das Graças de Melo Barbosa Aguiar, orientadora educacional; aluno Pedro Henrique Fagundes Ramos, professora Rosenilda Evangelista da Silva e aluna Naielly Rodrigues dos Reis Becker

Trabalhando com alunos do 5º Ano-C, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Francisco de Oliveira, a professora Rosenilda Evangelista da Silva desenvolveu um “Projeto de Incentivo à Leitura”, no segundo e terceiro bimestre deste ano. Os alunos tiveram liberdade para ler, tanto livro impresso, como também pela Internet, mas, segundo a professora, a preferência recaiu sobre o velho e bom livro impresso.

Durante o bimestre os alunos leram e resumiram o conteúdo dos livros, obedecendo às regras estabelecidas pela professora, com o resumo funcionando como prova de que os livros realmente foram lidos. Na biblioteca da escola, o dia da leitura era realizado nas sextas-feiras, com leitura silenciosa e em voz alta, quando a professora podia verificar a desenvoltura dos estudantes lendo um texto.

Atualmente Rosenilda leciona em outra escola do município, mas na segunda-feira, 25 de novembro, ela retornou à Escola Manoel Francisco para premiar os alunos que se destacaram no projeto. A intenção era oferecer uma lembrancinha ao primeiro colocado no quesito “quantidade de livros lidos”. Houve empate na primeira colocação. Pedro Henrique Fagundes Ramos e Naielly Rodrigues dos Reis Becker leram – cada um – 27 livros. Premiação em dose dupla: ambos receberam presentes da professora.

“Que mesmo agora após o projeto vocês continuem lendo, pois a leitura desenvolve a capacidade de comunicação das pessoas, melhora a desenvoltura da fala, melhora o vocabulário e, consequentemente a capacidade de escrever” – incentivou a professora Rosenilda. De acordo com a professora, a iniciativa do projeto pode funcionar como um incentivo à leitura aos demais alunos da escola.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 98107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO