Terça, 17 Setembro 2019 12:09

ESTUDANTES DE NOVA UNIÃO RECEBEM APOSTILA DE REFORÇO PARA A PROVA BRASIL

Capa da apostila produzida pelo Sebrae Capa da apostila produzida pelo Sebrae

A Prefeitura de Nova União (por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo – Semecet) – entregou apostilas a todos os estudantes da Rede Municipal de ensino que irão prestar a prova aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – a Prova Brasil, cujo desempenho ajuda a subsidiar o cálculo do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que mede a qualidade do aprendizado nacional e institui metas visando à melhoria do ensino.

Na tarde desta segunda-feira, 16 de setembro, Adriana Delbone Haddad, secretária Municipal de Educação e o prefeito Adinael de Azevedo visitaram as escolas municipais para entrega das apostilas aos estudantes do 5º ano. A prova será prestada por 18 alunos da Escola Antônio Carlos; por 38 alunos da Escola Paulo Freire e por 67 estudantes da Escola Manoel Francisco de Oliveira. O prefeito e a secretária foram recebidos Elizabet da Rocha (diretora) e Airton Erdmam (professor) da Antônio Carlos; por Fernanda Dias de Souza (diretora) e Silvano Almeida da Costa (professor), da Escola Paulo Freire e por Telma Isabel dos Santos (diretora), Celma Rodrigues Soares (supervisora Pedagógica), e pelas professoras Ana Maria Delbone e Rosenilda Evangelista, da Escola Manoel Francisco de Oliveira.

Explicando detalhes sobre a apostila, Adriana Delbone disse que o foco da publicação está voltado para Português e Matemática, matérias que serão cobradas na prova, mas que também há informações importantes sobre Empreendedorismo, Educação Financeira e Educação Cooperativista. Por sua vez, o prefeito Adinael de Azevedo incentivou a dedicação dos alunos ao estudo da apostila. “A escola de Rondônia com melhor pontuação no Ideb ilustrará a capa da próxima apostila a ser produzida em 2021” – enfatizou o prefeito.

A apostila “Projeto Educação para o Futuro” é produzida pelo SEBRAE-RO, com base em modelo elaborado pela Secretaria de Educação de Duque de Caxias-RJ e que já foi utilizado com sucesso pela Escola Municipal Jandinei Cella, de Ji-Paraná-RO. Obviamente, tudo foi realizado após gentil consentimento da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação daquele município do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa contou com a parceria do Instituto Sicoob e apoio institucional do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Associação Rondoniense de Município e União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (UCAVER).

De acordo com o portal do MEC a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Inep/MEC, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 98107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO