Segunda, 09 Setembro 2019 11:07

CERCA DE 3.000 PESSOAS VÃO AO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA EM NOVA UNIÃO

Desfile nas proximidades do palanque de autoridades Desfile nas proximidades do palanque de autoridades

A Independência do Brasil (7 de setembro) foi comemorada em Nova União na manhã desta sexta-feira, 6 de setembro, com desfile das Escolas Municipais Antônio Carlos, Manoel Francisco de Oliveira, Marcos Adriano Issler e Paulo Freire e da Escola Estadual Maria Goretti. A apresentação musical foi da Fanfarra Advent da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

No palanque montado na esquina da Avenida Jorge Teixeira com a Rua Ayrton Senna, presença do prefeito Adinael de Azevedo e primeira dama Josefa Friaça de Azevedo; vereadores (as), secretários (as) municipais e religiosos de diversas igrejas de Nova União. “Nossos agradecimentos a todas as escolas que se empenharam na produção deste desfile” – disse o prefeito Adinael na abertura do evento.

“Produções do Município e Festas Tradicionais” foi o assunto muito bem explorado pela Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Marcos Adriano Issler. Destaque para os hortifrutigranjeiros, piscicultura, milho, café, cacau, leite e o trabalho dos lavradores. Alas lembrando as festas tradicionais também marcaram a apresentação da escola.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Francisco de Oliveira tratou do tema “História Indígena do Brasil”, abordando o descobrimento do Brasil, os primeiros habitantes do país, aos quais os portugueses deram o nome de índios, por acreditarem ter chegado às Índias.

A passagem da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Polo Antônio Carlos apresentou ao público o tema “Esporte, Saúde e Lazer – Viva Melhor”, destacando o futebol, esporte para manter a saúde do corpo e da mente, basquete, ginástica rítmica, placas com vários nomes de esportes e ciclismo.

“Vida Saudável” foi o tema trabalhado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Freire, apresentando o cultivo de alimentos saudáveis com todas as alas enfatizando o tema, inclusive nas alegorias apresentadas pelos estudantes e desfile de carriolas e carreta com alimentos (de verdade) produzidos pelos agricultores de Nova União. Ao final do evento, os alimentos foram oferecidos gratuitamente ao público.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria Goretti fechou o desfile abordando o tema “Escola e Família: Valores para a Vida”, com destaque para a evolução da moeda do Brasil, homenagem a alguns heróis da sociedade, a importância da parceria Escola e Família, a história por meio da música, com destaque para as décadas dos anos 1930 a 1990, enfatizando acontecimentos da história nacional contemporâneos das músicas destacadas, homenagem aos grandes pintores brasileiros, destaque para a bandeira nacional e dos estados, resgate de valores importantes que não podem ser esquecidos e a moda dos anos dourados (anos 50) marcados por grandes avanços científicos e tecnológicos, além de mudanças culturais e comportamentais.

Participantes do concurso de criação do Brasão do Município foram recebidos no palanque pelo prefeito Adinael. Eles receberam das mãos do prefeito certificados de Honra ao Mérito e de Participação. O final do evento foi marcado por apresentação especial da Fanfarra Advent em frente ao palco de autoridades.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 98107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO