Segunda, 11 Dezembro 2017 11:07

Escola de Nova União conclui projeto de leitura, escrita e participação familiar

Projeto Antônio Carlos1Pátio da escola recebeu excelente público para o evento

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Polo (EMEIFP) Antônio Carlos esteve em festa na tarde de sexta-feira, 8 de dezembro, quando foi concluído o projeto “Leitura, Escrita e Pais na Escola”. Desenvolvido pela professora Edeliane de Oliveira Dias, o projeto, cujo público alvo é formado por alunos do 3º Ano, durou de fevereiro a dezembro. O prefeito Luiz Gomes Furtado, o vereador Adilson Inácio Barbosa (Adilson da Eucatur), Adriana Delbone Haddad, secretária Municipal de Educação, a diretora Alvina Maria de Almeida Oliveira e... Papai Noel compuseram a mesa de autoridades.

Projeto Antônio Carlos2Diretora Alvina, secretária Adriana, prefeito Luiz Gomes, Papai Noel e vereador Adilson

Projeto Antônio Carlos3Esta foto (e as quatro seguintes) mostram atrações apresentadas pelas crianças

Projeto Antônio Carlos4

Como o próprio nome diz a inciativa foca leitura e escrita, além de incentivar a presença dos pais na escola. Semanalmente é sorteada uma família para visitar a sala e ajudar com suas experiências, leituras e tarefas. A família sorteada auxilia não somente seu filho, mas todas as crianças da sala. São utilizados livros fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC), fichas de leitura e registro.

Projeto Antônio Carlos5

Projeto Antônio Carlos6

Projeto Antônio Carlos7

No decorrer do ano as crianças fizeram leitura diariamente, escolhendo o livro desejado ou por indicação, com os pais participando uma vez por semana. De acordo com a professora Edeliane, os pais sempre colaboram com o projeto, inclusive financeiramente. Quatro alunos foram destaque: João Vitor, Melhor Leitura; Gustavo da Silva, Melhor Escrita; Tauany e Beatriz, Alunas Nota 10.

A festa de conclusão

O festivo encontro marcou a conclusão do projeto e também cumpriu a finalidade de despedida do ano letivo de 2017. O pátio da escola estava repleto de alunos, familiares, professores e toda a comunidade escolar. Foi apresentada uma paródia enaltecendo a importância da leitura, coreografia com o tema “Deus fez a Terra”, peça teatral “O Casamento da Dona Baratinha” e outras atrações.

Projeto Antônio Carlos8

Projeto Antônio Carlos9Alvina, Adriana, Luiz Gomes, Adilson, Noel, professor Airton e professora Edeliane com os quatro alunos destaque

“Esse projeto é fruto do trabalho de um ano e deve continuar com outras turmas e nas demais escolas municipais. A turma do 3º Ano, que hoje faz o 4º, obteve a maior nota de Nova União na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), mostrando a importância da leitura e da presença dos pais na escola. Parabéns à professora Edeliane e a todos os envolvidos com esta iniciativa de sucesso” – observou o prefeito Luiz Gomes. Os demais oradores (Secretária Adriana, diretora Alvina e vereador Adilson), destacaram a importância do projeto e da participação da família na vida escolar dos filhos. Papai Noel falou sobre o que a cristandade gosta de ouvir sobre o Natal.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 (69) 3466-1122 ou 98107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO