Segunda, 23 Outubro 2017 11:30

Escolas Municipais de Nova União aderem ao “Projeto Consciência – Lixo Valioso”

Lixo Valioso01As atividades do dia começaram com pitstop

O “Projeto Consciência – Lixo Valioso” lançado pela Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Marcos Adriano Issler em 24 de setembro de 2015, foi desenvolvido em 2016 e culminou em 2017, com ótimos resultados, retirando da natureza uma infinidade de produtos recicláveis e conscientizando os alunos sobre a importância de preservação da natureza. As professoras Celma Rodrigues Soares e Fabrícia de Souza Silva Emerick foram as responsáveis por aquele projeto piloto.

Lixo Valioso02Vice-prefeito Adinael, secretária Adriana e prefeito Luiz Gomes no pitstop

Lixo Valioso03Esta foto (e a seguinte) mostram evento na Escola Marcos Adriano Issler

Lixo Valioso04

O sucesso continua neste ano, de forma ampliada, com participação de todas as escolas municipais. Na manhã desta sexta-feira, 20 de outubro, após Pitstop na Praça João Horácio (praça do ponto de táxi) o projeto foi relançado nas escolas Marcos Adriano Issler. Em seguida o lançamento se deu na Escola Manoel Francisco de Oliveira, ainda na parte da manhã. Durante a tarde, foi a vez do lançamento nas Escolas Paulo Freire e Antônio Carlos.

Lixo Valioso05Esta foto (e a seguinte) mostram atividades na Escola Manoel Francisco de Oliveira

Lixo Valioso06

O prefeito Luiz Gomes Furtado, direção das escolas, professores, alunos, pessoal de apoio das escolas, a secretária de Educação Adriana Delbone Haddad e Maria Irene Delbone Haddad, coordenadora Pedagógica da Semecet, participaram no piststop e nos lançamentos do projeto nas escolas. O vice-prefeito Adinael de Azevedo marcou presença na parte da manhã e em seguida se deslocou à Câmara Municipal para participação da Audiência da Lei Orçamentária Anual (LOAS) 2018.

Lixo Valioso07Nesta foto e na seguinte: projeto na Escola Antônio Carlos

Lixo Valioso08

“Este importante projeto começou na gestão do prefeito José Silva e agora estamos dando continuidade a esta iniciativa que visa conscientizar as pessoas para cuidar bem do meio ambiente. Podemos influenciar outros municípios com esta iniciativa que está dando muito certo” – observou o prefeito de Nova União. Nas quatro escolas municipais, os oradores foram unânimes em destacar a importância do projeto como forma de educação ambiental.

Lixo Valioso09O evento na Escola Paulo Freire aparece nesta foto e na seguinte

Lixo Valioso10

Os estudantes coletaram materiais recicláveis que entregaram nas escolas, recebendo como pagamento a moeda local chamada “Consciência” de acordo com tabela de valores pré-estabelecidos. Com as “Consciências” compraram jogos e brinquedos, adquiridos com a venda dos produtos coletados. Portanto, as escolas apresentaram salas de jogos e brinquedos adquiridos no comércio e salas de recursos multifuncionais, com a maior parte dos produtos oriunda de materiais recicláveis. O projeto é permanente. Sempre que houver uma culminância, haverá apresentação de balanço do período em análise, salas de brinquedos e jogos e outras iniciativas do gênero.

Texto e Fotos (Exceto as quatro últimas): Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 (69) 3466-1122 ou 8107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO

Créditos das quatro últimas fotos: Adriana Delbone Haddad