Segunda, 10 Abril 2017 10:40

Religiosos apresentam palestra sobre bullying para 259 estudantes de Nova União

Palestra TJ Bullying1Nesta foto (e nas três seguintes) estudantes atentos aos esclarecimentos da palestra

Uma palestra abordando o tema bullying foi apresentada aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Francisco de Oliveira, na manhã e tarde desta sexta-feira, 7 de abril. O tema foi ministrado por integrantes das Testemunhas de Jeová, atendendo a ofício/convite da escola. Com ilustrações do vídeo “Como enfrentar o bullying sem partir para a briga”, produzido pelo jw.org, site oficial da religião, a palestra atingiu seu objetivo de esclarecer sobre este preocupante problema que aflige jovens em todo o mundo.

Palestra TJ Bullying2

Palestra TJ Bullying3

O vídeo instrutivo é do tipo “animação no quadro branco”, muito eficaz em prender a atenção dos jovens. Na parte da manhã a palestra foi conduzida por Rogério Nagay, de mirante da Serra e Eduardo Rota, de Curitiba-PR. No período da tarde a apresentação ficou sob a responsabilidade do casal David Cerodio dos Santos e Zuleika Regina Alves Cerodio dos Santos, de Nova União.

Palestra TJ Bullying4

Os palestrantes fizeram uma fala introdutória sobre o tema e vídeo que seria exibido a seguir. Após a apresentação do vídeo, foi oferecida a oportunidade para comentários da plateia de estudantes, aconselhamentos e esclarecimentos de dúvidas. Vídeo e palestras esclareceram as diversas formas de manifestação do bullying. Esse ato cruel pode acontecer por causa de sua altura ou falta dela, cor, peso, seu local de origem, jeito de falar, sua família, seus amigos ou ainda, suas crenças.

Palestra TJ Bullying5Nesta foto (e na seguinte) David e Zuleika, palestrantes do período da tarde

O foco evento foi enfatizar que a vítima de bullying não parta para a briga e não pague o mal com o mal, seguindo o conselho bíblico de Romanos 12:17. A orientação foi que a vítima conte para um adulto o que estão fazendo com ela, evite lugares em que possa sofrer agressões e muitas outras dicas úteis para enfrentar a situação.

Palestra TJ Bullying6

Todos os alunos (259) dos períodos da manhã e tarde participaram, juntamente com professores, direção da escola e servidores. De acordo com o ancião Rogério Nagay, a palestra faz parte de uma ação socioeducativa das Testemunhas de Jeová. “Vocês serão sempre muito bem-vindos à nossa escola” – disse a diretora Telma Isabel dos Santos aos palestrantes.

Palestra TJ Bullying7Os palestrantes, professor Cláudio e diretora Telma

Para acessar o vídeo apresentado na palestra clique em: https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/familia/adolescentes/animacoes-no-quadro-branco/enfrente-bullying-sem-briga/#?insight[search_id]=9a7fddfd-9fa0-4487-9998-1a1af46a8b33&insight[search_result_index]=0

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 (69) 3466-1122 ou 98107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO