Quinta, 01 Outubro 2015 12:45

Dia Internacional do Idoso e Outubro Rosa movimentam Nova União

DiaIdosoOutubroRosa1Percorrendo a Avenida Governador Jorge Teixeira

As Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsau) desenvolvem uma ação conjunta nesta quinta-feira, 1º de outubro: A comemoração do Dia Internacional do Idoso e o lançamento da 3ª edição da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao Câncer de Mama. O grupo de idosos se concentrou na Unidade Básica de Saúde nas primeiras horas da manhã, saindo em passeata pelas ruas da cidade em direção ao Centro do Idoso, onde várias ações foram oferecidas pelo pessoal das duas secretarias, visando à qualidade de vida da pessoa idosa.

DiaIdosoOutubroRosa2Mensagem das autoridades

DiaIdosoOutubroRosa3Esta foto (e as três seguintes) mostram teste rápido de glicemia e aferição da pressão arterial

DiaIdosoOutubroRosa4

Teste rápido de glicemia, palestra sobre hipertensão, aferição da pressão arterial, atividade física, recreação, dinâmicas, dança de forró, sorteio de brindes e jogos de baralho foi a lista de atividades oferecidas.  A extensa programação exigiu energia do grupo, que foi renovada com um farto café da manhã e almoço de cardápio variado.  O evento contou com a presença dos secretários municipais Renan Leite Pereira (Assistência Social) e Renata Martins de Mendonça (Saúde).

DiaIdosoOutubroRosa5

DiaIdosoOutubroRosa6

DiaIdosoOutubroRosa7

Palestra focando a hipertensão

Dia do Idoso

De acordo com o site http://www2.uol.com.br/vyaestelar/dia_do_idoso.htm, o Dia Internacional do Idoso serve para homenagear as pessoas idosas, comemorar as conquistas; conscientizar todas as populações sobre a importância das mudanças de atitudes para com os idosos; instituir reflexões acerca das necessidades dos idosos e buscar formular estratégias, políticas e práticas em todos os setores, buscando concretizar as enormes potencialidades do envelhecimento no século XXI; (e para) que os idosos se realizem plenamente em seus direitos, consigam envelhecer com segurança e dignidade, participando na vida econômica, política e social tendo a oportunidade de se desenvolver até nos últimos anos de vida.” O site prossegue informando que “Os idosos não são uma categoria à parte, todos nós continuamos a nos desenvolver, envelhecemos dia após dia e aos jovens cabe saber que devemos oferecer o carinho e atenção aos mais velhos. O mundo está pronto para os jovens, porque existiram outros jovens que hoje estão em outra fase da vida, a velhice. E ela uma dia nos terá. É inevitável o curso da vida.”

DiaIdosoOutubroRosa8Nutritivo café da manhã, nesta foto e na seguinte

DiaIdosoOutubroRosa9

Outubro Rosa

É uma campanha visando à prevenção do Câncer de Mama que teve origem nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. A Prefeitura de Nova União, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), desenvolverá a ação pela terceira vez. O objetivo é alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença. Aproveitando a oportunidade da campanha, Nova União estará também focando o Câncer de Colo de Útero, “com coleta de material para o exame preventivo durante todo o mês de outubro”, segundo informações da secretária Renata. Duas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) trabalham na ação e divulgação da campanha.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 8107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO