Quarta, 15 Maio 2013 13:08

Passeata contra exploração sexual de crianças e adolescentes movimenta Nova União

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é comemorado em 18 de maio, mas Nova União resolveu se antecipar fazendo uma animada passeata de conscientização na tarde desta terça-feira, 14 de maio. O grupo de cerca de 1.300 participantes percorreu as principais ruas da cidade, incluindo a movimentada Avenida Governador Jorge Teixeira. A organização esteve a cargo da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), com contribuição material da Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS) e Ministério Público de Rondônia.
A concentração foi na Quadra Poliesportiva Municipal, com apresentações da Guarda Mirim (inclusive com fanfarra), a alegria contagiante dos jovens, discurso de autoridades e palestra proferida por Alba da Silva Lima, promotora de justiça da Comarca de Ouro Preto do Oeste. O evento contou também com a presença do prefeito José Silva Pereira (Zé Silva), diversos vereadores e secretários Municipais. “As secretarias de Educação, Assistência Social e Conselho Tutelar, mesmo com equipes reduzidas, têm desempenhado um bom trabalho em defesa dos direitos das crianças e adolescentes em nosso Município” – observou o prefeito de Nova União. A elucidativa palestra da promotora Alba prendeu a atenção do público. “Ajudem a cuidar dos irmãos pequenos, não acreditem em promessas de adultos que oferecem presentes, não aceitem esses presentes, cuidado com fotos na Internet, denuncie toda forma de abuso, basta de silêncio, dor e opressão” – aconselhou a promotora.
Escoltados pela Polícia Militar, crianças e adolescentes foram às ruas em alegre manifestação. Participaram os integrantes da Guarda Mirim Educacional de Nova União e os novos alunos; alunos do Projovem, das escolas Municipais Manoel Francisco de Oliveira, Marcos Adriano Issler, Paulo Freire e Pólo Antônio Carlos; e também da Escola Estadual Maria Goretti. Houve ainda a adesão de professores, diretores, orientadores escolares e funcionários de diversos setores em todo o trajeto da passeata. “O abuso sexual de crianças e adolescentes é um problema que deve ser tratado com extrema seriedade. Denuncie comportamento suspeito que chame sua atenção” – disse Maria Dolores Alves Maia, secretária Municipal de Ação Social. Por meio de cartazes, faixas e distribuição de panfletos a passeata cumpriu sua função de conscientizar por meio de informações seguras. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei n.º 9.970/2000.
Denúncias poderão ser feitas no Conselho Tutelar de Nova União, pelos telefones 0xx(69) 3466-1123 ou 8119-3748; na Delegacia de Proteção à Criança ou à Mulher, fone 190; ao Ministério Público do Estado de Rondônia, ligando para 0xx(69) 3461-3525 ou ainda no serviço “Disque 100” e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..