Quinta, 17 Outubro 2019 11:32

NOVA UNIÃO FAZ CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Palestrante Adriano Bispo Palestrante Adriano Bispo

Nova União realizou sua VII Conferência Municipal de Assistência Social nesta quarta-feira, 16 de outubro. O evento foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As discussões giraram em torno do tema “Os desafios do SUAS à luz do Plano Decenal”. O evento aconteceu na Câmara Municipal, com expressivo número de participantes nas palestras e durante as discussões.

O foco da conferência recaiu sobre dois eixos temáticos: 1 – A Reforma da Previdência Social e seus Impactos na Seguridade Social e 2 – A Relação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o Sistema de Justiça e Demandas Institucionais: Judicialização do SUAS. Dois palestrantes de Mirante da Serra conduziram os trabalhos da conferência: Adriano Bispo (Assistente Social) e Lizane Betzel, psicóloga daquele município.

CAS 2
Lizane Betzel apresenta Eixo-2 da conferência

O prefeito Adinael de Azevedo, os secretários Municipais Israel Roberto do Amaral (Assistência Social), Beatriz Leite Pereira Dantas (Saúde) e Ricardo Júnior de Azevedo (Administração e Fazenda); e Valdilene Cristina Estevão, assistente social do CRAS marcaram presença representando a Administração Municipal. Também compareceram representantes da sociedade civil e dos usuários dos programas, além de Davi Calandrelli, vice-presidente do CMAS; vereadores João Leitoa (presidente da Câmara), Marcão e vereadora Valdeci de Andrade Pinto.

Várias pessoas fizeram pronunciamentos alusivos ao evento. Dentre eles, destaque para o prefeito Adinael que considerou a conferência um “evento da maior importância, onde fica evidenciada a indispensável participação da comunidade na construção das políticas sociais” – analisou o prefeito de Nova União. Por sua vez o secretário Israel Roberto deu boas-vindas aos participantes e incentivou todos a apresentarem suas ideias na forma de propostas.

CAS 3
Mesa de autoridades formada na abertura dos trabalhos

Após as discussões, no eixo-1 foram aprovadas as seguintes propostas: Expandir os serviços de convivência e fortalecimento de vinculo no âmbito do CRAS; Ampliar e capacitar a equipe completa do CRAS; Aumentar o valor da contribuição; Capacitar a equipe existente com relação aos serviços do INSS que são ofertados pela secretaria, como BPC, LOAS, etc. e Manter o valor do salário mínimo dos benefícios assistenciais.

No eixo-2 foram aprovadas: Ampliação da equipe do judiciário para atender suas demandas dentro da ação social (SUAS); Reuniões do CRAS com o Poder Judiciário, com participação das administrações públicas, alvos municipais e população expondo as funções do CRAS e suas limitações; Informar ao CMAS sobre a atuação dos técnicos profissionais do CRAS; Reunir com os poderes executivo e judiciário para expor a demandas de cada setor.

Finalizando os trabalhos foram eleitos os delegados  para representar o município na Conferencia Estadual – três delegados da sociedade civil e três governamentais. Da sociedade civil foram eleitos Altair Nunes Vieira, Eva Januária Serafim de Andrade e Onézio Duarte Felix e seus suplentes Maria Jucinei Bartolomeu, Lorena  Maia Varela e Clenilton Faria Catelane. Os delegados do órgão governamental foram Gislaine Barreto Siqueira de Souza, Diva Lopes Gomes e Eni Assis de Andrade Amaral e seus suplentes Valdilene Cristina Estevão, Aparecida Elaine Gonçalves Campezatti e Laodicéia Gonçalves dos Santos Vieira.

Texto (por presenciar o evento e também baseado em informações do CRAS no que diz respeito às propostas aprovadas; delegados e suplentes eleitos) e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 8107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO