Sexta, 17 Maio 2019 10:31

Passeata e pit stop contra exploração sexual de crianças e adolescentes movimentam Nova União

PassExploSex-01Participantes posam para foto na frente da Prefeitura

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é 18 de maio, mas a Prefeitura de Nova União (por meio de suas secretarias, escolas e outros órgãos) resolveu se antecipar fazendo uma animada passeata de conscientização na manhã desta sexta-feira, 17 de maio. Um expressivo número de alunos das Escolas Municipais Marcos Adriano Issler e Manoel Francisco de Oliveira e, da Escola Estadual Maria Goretti movimentou as principais ruas da cidade. A ação faz parte do “Programa Saúde na Escola”.

PassExploSex-02PassExploSex-03

Houve a união de três secretarias municipais para a realização do evento: Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (Semecet) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsau); além do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e Conselho Municipal de Saúde. Professores, diretores, coordenadores, enfim, toda a comunidade escolar participou entusiasticamente da movimentação pelas ruas de Nova União. Os valorosos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), como sempre acontece, marcaram presença, do início ao fim da caminhada.

PassExploSex-04PassExploSex-05

Daniela de Souza Paula Oliveira, enfermeira, coordenadora da atenção básica e Silvana Vargas Campos (Semecet) organizaram a passeata. Os secretários Cleyton Pereira de Souza (Assistência Social) e Sheila Silva Teixeira (Saúde) prestigiaram o evento. Adriana Delbone Haddad (secretária de Educação) e Silvana Vargas Campos, não compareceram devido a compromissos assumidos anteriormente fora do Município.

PassExploSex-06PassExploSex-07

Escoltados pela Polícia Militar, crianças e adolescentes foram às ruas em alegre manifestação, portando faixas, cartazes e balões. Todo o trajeto foi apoiado por carro de som divulgando mensagens informativas e de conscientização. Houve ainda um pit stop na esquina da Avenida Jorge Teixeira com a Rua Ayrton Senna, em frente ao ponto de táxi, com crianças e professores distribuindo impressos alusivos ao tema.

PassExploSex-08PassExploSex-09Fotos anteriores: diversos momentos da passeata; na foto da direita aparecem pessoas da organização e servidores públicos de vários setores

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei n.º 9.970, de 17 de maio de 2000. O abuso sexual de crianças e adolescentes é um problema que deve ser tratado com extrema seriedade. Denuncie comportamento suspeito que chame sua atenção. Não se omita!

PassExploSex-10PassExploSex-11A participação de professores e professoras e o importante e indispensável apoio da Polícia Militar

Denúncias poderão ser feitas no Conselho Tutelar de Nova União, pelos telefones 0xx(69) 3466-1123 ou 98119-3748; na Delegacia de Proteção à Criança ou à Mulher, fone 190; ao Ministério Público do Estado de Rondônia, ligando para 0xx(69) 3461-3525 ou ainda no serviço “Disque 100” e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 8107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO