Sexta, 02 Junho 2017 10:19

Palestra em Nova União esclarece perigos do tabagismo

Palestra Tabagismo1Público atento aos ensinamentos da palestra

Em 31 de maio é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, grave problema de saúde que atinge todo o Brasil. Em Nova União não é diferente, já que o Município apresenta significativo número de fumantes. Com presença de Renan Leite Pereira, secretário Municipal de Assistência Social, na manhã desta quinta-feira, 1º de junho, aconteceu na sede da Terceira Idade uma palestra abordando o tema “tabagismo”. O palestrante foi o assistente social Leonardo Aguiar Merlin, auxiliado pela psicóloga Patrícia Rodrigues de Souza. Número expressivo de pessoas prestigiou o evento, após um convidativo café da manhã.

Palestra Tabagismo2Palestrante (assistente social Leonardo Aguiar Merlin) auxiliado pela psicóloga Patrícia Rodrigues de Souza

Palestra Tabagismo3Nesta foto (e nas duas últimas) outros ângulos do evento

O palestrante ilustrou sua apresentação com 51 slides focando situações chocantes de fumantes e também das vítimas passivas desse vício. O Brasil apresenta um quadro assustador de 28 milhões de fumantes ou 32,6% da população com mais de 15 anos.

Palestra Tabagismo4

O fumo nas suas diversas formas de consumo (cigarro, charuto, cachimbo, narguilé, mascado e rapé) é responsável por uma infinidade de doenças como câncer de pulmão e em muitos outros órgãos e partes do corpo, infarto do miocárdio, asma, infecções respiratórias, malformações fetais, doença coronariana e aumento percentual da probabilidade de contrair grande número de enfermidades. A palestra foi concluída com dicas de como proceder para parar de fumar, na série de slides abordando o tema “10 passos para largar o cigarro”.

Palestra Tabagismo5

Nota: Buscando enfrentar o problema, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) aderiu em 2015 ao programa de combate ao tabagismo do Ministério da Saúde (MS). De acordo com matéria publicada na época, logo após a adesão da Prefeitura ao programa, resultados positivos já foram constatados, com vários fumantes diminuindo a quantidade de cigarros consumidos por dia e até o relato de uma pessoa que parou de fumar. Atualmente os resultados são ainda mais animadores, já que muitos outros fumantes deixaram o vício.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 (69) 3466-1122 ou 8107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO