Quinta, 09 Abril 2015 13:14

Emater a MDA buscam melhorias na produtividade leiteira de Nova União

Chamada Leite1Prefeito José Silva e grupo de produtores de leite...

Na manhã desta quinta-feira (9), a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) reuniu pecuaristas produtores de leite na Câmara Municipal de Nova União para tratar da Chamada Pública da Cadeia Produtiva do Leite, iniciativa oriunda de convênio da Emater com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O prefeito José Silva marcou presença, juntamente com um expressivo grupo de produtores.

Chamada Leite2...participam da reunião

Pela Emater houve a participação de seu gerente local José Wagner Oliveira, dos extensionistas locais Enéas Andrade Barbosa e Thays Cândido Queiros; e da veterinária Flávia Ferreira da Costa Carvalho, da Emater de Ji-Paraná, coordenadora da ação no Território Central do Estado de Rondônia.

Entenda a Chamada Pública do Leite

Trata-se de uma iniciativa do MDA (à qual houve a adesão da Emater) cujo objetivo é o aumento da produtividade em chácaras, sítios e fazendas produtores de leite. Para que isto aconteça, a extensionista Thays vai coordenar as ações de atendimento a 40 pecuaristas de Nova União e a 20 do vizinho Município de Mirante da Serra. Os trabalhos estarão focados na gestão da propriedade, acompanhando e incentivando seu melhor desenvolvimento genético, a recuperação de pastagens e aumento da produção, entre muitas outras ações.

Chamada Leite3Produtores com pessoal da Emater durante apresentação de slides explicativos do programa

Chamada Leite4Thays, Wagner, Flávia e Enéas: Time da Emater pronto para enfrentar a tarefa de aumentar a produtividade leiteira em Nova União e Mirante da Serra

De acordo com a veterinária Flávia Ferreira, houve um levantamento das bacias leiteiras do estado com bom potencial e Nova União foi contemplada. “Neste programa vamos tratar também da logística para comercialização do leite e seus derivados” – informa a veterinária, acrescentando ainda que ao final dos três anos de ações do programa será imprescindível que tenha havido um ganho de produtividade. Ela conclui dizendo que “a Emater busca parcerias com entidades do setor produtivo de leite, associações, sindicatos, lideranças e autoridades locais durante as fases de implantação e desenvolvimento do programa”.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 (69) 3466-1122 ou 8107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO