Segunda, 07 Agosto 2017 10:13

Governo de Rondônia e Prefeitura de Nova União entregam 1.000 toneladas de calcário

Prefeito Luiz Gomes abre o eventoCalcário1

O secretário de Estado da Agricultura, Evandro Cesar Padovani, visitou Nova União na manhã desta sexta-feira, 4 de agosto, onde participou de reunião com produtores rurais na Câmara Municipal com a finalidade de oficializar a entrega de 1.000 toneladas de calcário. Padovani foi recebido pelo prefeito Luiz Gomes Furtado, vice Adinael de Azevedo, secretários municipais e diversos vereadores. Várias autoridades da região marcaram presença, dentre elas o deputado Luiz Alberto Goebel (Luizinho Goebel), Maria Araújo, secretária Regional de Governo e ainda técnicos da Emater e da Ceplac.

Calcário2Palestra do agrônomo Celestino de Araújo

Calcário3Maria Araújo, secretária Regional de Governo

O fornecimento do produto foi viabilizado por meio de parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de Rondônia (Programa Mais Calcário) destinado à correção dos solos agrícolas. Nova União entra na parceria fornecendo local para estocagem do produto (barracão coberto do Pátio Municipal), transporte até a propriedade agrícola, além de também ter realizado várias viagens da usina produtora de calcário até o nosso estoque. A Emater local participa na coordenação dos serviços, cadastrando agricultores interessados e fornecendo orientações gerais a respeito do programa.

Secretário Padovani, prefeito Luiz Gomes e deputado Goebel: 120.000 mudas de café clonal para Nova UniãoCalcário4

“Com a correta correção do solo, obtém-se maior produtividade, pois a planta aproveita melhor a adubação e, maior produtividade significa mais dinheiro no bolso do produtor” – destacou o prefeito Luiz Gomes sobre a importância do uso do calcário para corrigir a acidez do solo. O prefeito aproveitou seu pronunciamento para solicitar ao secretário da Agricultura a doação de 120.000 mudas de café clonal, pedido atendido de imediato por Padovani. A previsão é que até o final do ano as mudas sejam entregues em Nova União para que os produtores rurais possam aproveitar o período chuvoso para o plantio. Gomes foi além da pauta da reunião, destacando que Nova União fará parte do Mapa do Turismo Brasileiro, já que além da famosa cachoeira da Linha 24, possui muitos outros pontos com potencial turístico.

Calcário5Pronunciamento do secretário Padovani

O engenheiro agrônomo Francisco Celestino de Araújo, da Emater de Theobroma, proferiu palestra focando a importância da correção do solo como exigência primordial para o aproveitamento da adubação aplicada e consequentemente para o aumento da produtividade. O agrônomo falou com ilustração de slides e abriu espaço para esclarecimento de dúvidas, levando informações consistentes aos produtores rurais. “Nova União tem um solo fértil e eu fiquei muito feliz com a premiação de um agricultor daqui pela produção de um dos melhores cacaus do Brasil” – observou Antônio Deusemínio de Almeida, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Calcário7Agricultores e políticos em frente a um caminhão de calcário: entrega simbólica

Por sua vez o secretário Evandro Padovani enfatizou o incremento da produtividade do estado, graças a ações de correção dos solos agrícolas com a aplicação de calcário, citando como exemplo uma propriedade que conseguiu a expressiva marca de 180 sacas de café por hectare. Padovani aconselhou ao produtor rural para diversificar suas culturas para não ficar refém de apenas um produto agrícola, já que com a diversificação o produtor sempre terá um produto com bom preço no mercado. O secretário encerra sua fala informando que reservou um espaço para produtos de Rondônia na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) onde serão expostos cacau, peixe, queijos e outros produtos de Rondônia. Todos os demais oradores, inclusive o deputado Goebel, foram unânimes em destacar a importância da aplicação de calcário para correção de solos, além de o deputado também enumerar suas ações em favor de Nova União.

Cacau de Nova União é premiado

O agricultor premiado por produzir cacau de qualidade superior é André Luiz Vicente, da Chácara Sagrada Família. Seu cacau é da variedade “Híbridos de Forastero”. A premiação aconteceu no 9º Festival Internacional do Chocolate e Cacau “Chocolat Bahia 2017”, acontecido de 20 a 23 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus, Estado da Bahia.

Calcário6André Luiz Vicente (camiseta verde) é o produtor rural premiado no evento de Ilhéus, Bahia

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 (69) 3466-1122 ou 98107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO