Quinta, 27 Fevereiro 2020 12:27

NOVA UNIÃO FAZ AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PRESTAR CONTAS DO 2º SEMESTRE DE 2019

(1 Voto)
Apesar de amplamente divulgada, poucas pessoas marcam presença na audiência Apesar de amplamente divulgada, poucas pessoas marcam presença na audiência

A Audiência Pública da Prefeitura de Nova União para prestação de contas do 2º semestre de 2019 foi realizada a partir das 10 horas da manhã desta quinta-feira (27 de fevereiro), no plenário da Câmara de Vereadores, durante a Ordem do Dia Nº 02/20, 880ª sessão ordinária, da 6ª Legislatura. A audiência tem o objetivo de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais e físicas de cada semestre. A apresentação ficou por conta de Ricardo Júnior de Azevedo, Secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Administração e Fazenda.

Com ilustração de slides, o secretário fez uma demonstração clara das contas referentes ao segundo semestre de 2019. A aplicação na Saúde em 2019 foi de 23,07% do orçamento, sendo que a exigência constitucional é de 15%. A Educação recebeu 28,26%, acima, portanto, da exigência de 25%. A exigência mínima de que 60% dos recursos do FUNDEB devem ser aplicados na remuneração dos professores, foi superada, atingindo o patamar de 69,03%. A Receita Corrente Líquida (RCL) em 2019 foi de R$ 19.994.595,02. As despesas com pessoal, que podem atingir o máximo de 54% do orçamento, chegaram a 50,25%, abaixo do limite prudencial que é de 51,30%, distante do limite máximo, com uma folga de 3,75%.

Após a explanação do secretário Ricardo, o prefeito Adinael de Azevedo elogiou o trabalho realizado pela equipe de servidores com referência ao cumprimento das exigências de aplicação nas diversas áreas da Administração Municipal e abriu espaço para perguntas.  Devido à clareza das explicações do secretário, não houve questionamentos. A audiência demonstrou equilíbrio entre receita e despesa.

Entenda as Audiências Públicas

As audiências públicas existem com base na Lei Complementar 101, de 04/05/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). São realizadas duas vezes por ano. Em julho é analisado o primeiro semestre do ano em curso. No início do ano subsequente (em janeiro ou fevereiro) a análise foca o segundo semestre do ano anterior.

Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 8107-0775 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União  – RO